quarta-feira, 30 de junho de 2010

Super simples!

Meus Caros, hoje me deu aquela enorme vontade de comer um franguinho na cerveja. Então aproveitei o peito de frango que tinha descongelado para fazer um estrogonofe e fiz na cerveja.
Confesso que odeio limpar frango, mas faz parte da vida não é mesmo... rsrs

 Frango na Cerveja com Batatas na Manteiga e Arroz com Cachaça

Ingredientes:

1 kg de peito de frango em cubos
Temperos ao seu gosto
Cerveja
1 lata molho de tomate
1 copo de requeijão
1 lata de creme de leite

Modo de fazer:

Temperei o peito de frango com alho, sal, cebola, molho inglês, tempero misto e um pouco de vinagre de vinho branco, mas vocês podem temperar ao seu gosto. Deixei pegar o tempero por uma horinha.
Levei ao fogo para cozinhar com um pouco de manteiga, quando estava ficando branquinho do cozimento acrescentei meia lata de cerveja, a amarela mesmo, a receita pede uma lata inteira, mas como não bebo cerveja porque acho o gosto muito forte, coloquei só meia lata mesmo. Deixei o frango cozinhar e a cerveja evaporar. Acrescentei o molho de tomate, o requeijão e por último o creme de leite.

DICA: Fica muitíssimo mais gostoso se você substituir o peito de frango, por  carne de coxa e sobrecoxa de frango, que você pode temperar normalmente, refogar, desfiar em pedaços não muito pequenos e continuar do ponto onde entra a cerveja.

Para acompanhar o frango fiz um arroz com cachaça, isso mesmo meu povo, arroz com pinga... rsrs que encontrei a dica no site Rainhas do Lar, aquelas que são sempre minha fonte de inspiração. E não é que fica muito bom mesmo!!! É fazer o arroz como normalmente e refogar, colocar a cachaça, como sempre faço um pouco de arroz a mais usei 50ml de cachaça, a receita para duas pessoas é para usar 30ml de cachaça, deixa secar e termina de fazer o arroz da maneira usual.
E também fiz uma batata cozida e passada na manteiga e cebola desidratada e salpicada com salsinha, verdade que a batata passou um pouco do ponto no cozimento, mas ficou uma delícia assim mesmo!!! 

Então é isso, espero que gostem!!!

domingo, 27 de junho de 2010

Petrópolis - Hotel Solar do Império

Pois é pessoal essa semana indiquei o Festival de Camarão em Cabo Frio e fui parar na serra. :)
Começamos o sábado em Teresópolis passeando pela famosa feirinha de artesanatos e terminamos a tarde, noite e manhã de domingo em Petrópolis. Só posso dizer uma coisa, foi MARAAAAA.
Ficamos no Hotel Solar do Império, que é simplesmente lindo. E que por sinal serviu de locação para a gravação da minissérie Maysa.

Nos jardins do Solar

Como o assunto aqui é comida, vamos a ela. Lá no Solar do Império, fica o restaurante Imperatriz Leopoldina, comandado pela simpática chef Claudia Mascarenhas, que tem um cardápio inspirado na comida portuguesa, mas que também tem pratos internacionais entre outros, confesso que não me lembro de todos os pratos que estavam no cardápio, mas garanto que tive vontade de comer muitos  deles. rsrs

 Chef Claudia Mascarenhas

O nosso almoço foi composto dos seguintes pratos:

Entradas
Salsichinhas de Vitelo com Molho de Mostarda

 Sopa de Brie no Pão Orgânico 

 Principais

Tornedos com Funghi ao Molho de Mostarda com Panquequinhas de Batata Recheada de Brie

Pato com Favas Brancas, Tomates Cereja e Ervas Frescas

Bobó de Camarão com Arroz de Coco e Couve Frita

Steak ao Molho de Roquefort e Castanhas e Fritas

Não eu não comi isso tudo sozinha meu povo, estávamos em quatro, portanto eu só comi uma entrada e um principal e nem aguentei a sobremesa não viu!!! rsrs

As fotos estão meio capengas porque a fotógrafa que vos fala deu mole e esqueceu a máquina, então teve que ser no celular, mil desculpas. :(  Ah, vou falar a verdade, estava mais preocupada em comer de que com as fotos. Pronto, falei... kkk
O jantar então nem fotos tem, só para registro, nem de celular, nem de máquina. Sorry!!!

Mais do Solar do Império e de Petrópolis.
Jardins do Solar do Império

Solar

Enquanto me fartava com a Corte Real no Solar, acontecia na cidade a Bauernfest que é conhecida como Festa do Colono Alemão, que homenageia os imigrantes e suas danças, seu folclore, sua cultura e gastronomia. Imagina, muito chucrute, salada de batata, joelho de porco, croquete, salsichas e cerveja!!! Mas não comi nada disso, porque ainda estava sob efeito do almoço lá do Imperatriz Leopoldina... kkkk

Palácio de Cristal decorado para a Bauernfest
Dança Típica Alemã

Então é isso meu povo, qualquer hora apareço com mais notícias ou receitinhas.
Uma ótima semana!!!


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pura Bobagem...

Well, hoje não fiz nada de especial. Mas posso garantir que aquele bolo feioso de ontem, hoje estava mais que delicioso tanto que já acabou.
Portanto decobri uma coisa, nem sempre o belo é o mais gostoso e o que faz mais sucesso!!! Vide Rodrigo Lombardi, não tem a cara bonitinha do Márcio Garcia mas fez mais sucesso que ele na novela e ainda ficou com a mocinha. kkkk

terça-feira, 22 de junho de 2010

A receita pode dar errado mesmo....kkk

Como eu disse na descrição do blog, a receita um dia pode dar errado e não é que hoje a coisa ficou estranha... rsrs
Não necessariamente ruim, mas faltou recheio e no desesespero de comer bolo quente, fui rechear o bolo e ele ficou completamente deformado, torto... rsrs 
Mas ficou MARAAAA(como diria Seu Ladir, do Toma lá, Da Cá), e o pior, ficou mais gostoso depois de frio...rsrs

Detalhe muito importante, já comemos quase a metade.
Então aí vai uma dica muito importantenão tentem montar um bolo ainda quente porque vai babar... rsrs

Como disse que ia compartilhar os bons e maus momentos com vocês, aí vai a foto, por favor não riam muito...kkkkkk

Bolo de Chocolate Prestígio e Cobertura de Ganache de Chocolate 

Se apesar da aparência feiosa, alguém se interessar, aí vai a receita com as dicas de como dar certo: rsrs

1 bolo sabor chocolate (usei Dona Benta, pronto falei) rsrs

Recheio:

1 lata de leite condensado
50 gr. de coco ralado(preferencialmente fresco ou de pacotinho mas que não seja aquele muito seco, que foi o que usei, ou seja, mais um defeito).

Levar ao fogo, até cozinhar um pouco, em ponto de beijinho mole, senão fica muito duro(também aconteceu comigo... rsrs o doce ficou durinho, tive que colocar um pouco de creme de leite para dar uma amolecida).

Cobertura:

1 barra de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite

Levar ao microondas em potência média-alta, por 40 segundo, tirar e mexer bem para o chocolate terminar de derreter no calor da vasilha e do creme de leite já quente. Acredite vai derreter. Se não tiver microondas, faz em banho-maria, vai ficar igual.

Montagem:

Depois de esperar o bolo esfriar... rsrs Corte em duas metades na horizontal coloque o recheio de coco, ponha a outra metade por cima e é só cobrir com a ganache de chocolate. Pode colocar umas raspas de chocolate(que lógico eu não tinha), também não foram as raspas que arrasaram com o bolo, foi o conjunto da obra. kkkk


Boa pedida para o Final de Semana!!!


A Cidade de Cabo Frio promove de Sexta até Domingo, 25 a 27 de junho, o Festival do Camarão.

O evento acontece na Praia do Siqueira, tradicional bairro de pesca da região.

Serão mais de 40 pratos a base do crustáceo: são petiscos como pastéis, bolinho de aipim, empanados e o tradicioal alho e óleo.

Haverá ainda receitas mais sofisticadas à moda francesa, à litorânea, ao Thermidor, ao molho de ervas finas , camarão na moranga e penne ao molho branco, entre outros. 

Camarão na Moranga 
Além de boa comida. O Festival do Camarão vai contar ainda com barraquinhas de artesanato local e de doces.

A programação traz ainda musica , dança e touro mecânico.

Na Sexta-feira o evento começa às 6 da noite. No Sábado e Domingo, o festival terá início mais cedo ao Meio-Dia.

Petiscos de Camarão 

Dica: Geórgia Cristhine

Filé Mignon Suíno e Batatas ao Forno

Hoje me inspirei visitando uns sites e resolvi fazer filé suíno e batatas ao forno.

A Receita:
Fatiei o filé com 2 cm de espessura e reduzi com a mão a 1 cm, então temperei com alho, cebola desidratada(vocês vão perceber que sou viciada nesse temperinho, uso em quase tudo), sal e cominho e suco de meio limão e deixei marinar por umas 2 horas. Aí então prendi bacon fatiado com palitos e selei na frigideira untada com margarina por uns 5 a 7 minutos de cada lado, então flambei com um pouco de conhaque e levei ao forno para terminar de cozinhar e dourar. Aí fica por sua conta o quanto dourado. rsrs

Quanto as batatas, descasquei, lavei e dei uma fervura, mas sem deixar cozinhar demais. Então coloquei em um refratário e reguei com 2 colheres de sopa de manteiga derretida no microondas com um pouco de orégano e salsinha picada. Levei ao forno até dourar, jogando o excesso de manteiga fora depois de dourada.

 Filé Mignon Suíno e Batatas ao Forno

Casa da Mamãe!!!

Assisti ao jogo do Brasil x Costa do Marfim da casa da mamãe e como não podia ser diferente matei a saudade da comidinha com o tempero da mami. Nem preciso dizer que tava delícia. De sobremesa tinha umas sobras de docinho que nem estavam enrolados então já viu como me esbaldei. E para o lanche o que foi que fizemos, pizza. Está uma delícia, porque trouxe um estoque dos grandes pra casa. Ai meu Deus! Acho que vou engordar mais um pouco... rsrsr
 

sábado, 19 de junho de 2010

Brownie tentação!!!

Receitinha para adoçar o final de semana, recomendo, pois já foi testada várias vezes por mim. 
Só de falar dá água na boca. O único defeito, só dá um tabuleiro pequeno. rsrs
Não me perguntem onde consegui a receita pois não me lembro, só sei que foi na internet.


Vamos a receita!

Ingredientes:
* 200G. DE CHOCOLATE MEIO AMARGO PICADO
* 2 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ
* 150G. DE MANTEIGA SEM SAL
* 180G. DE AÇÚCAR
* 3 OVOS
* 1 COLHER DE CHÁ DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA
* 1 XÍCARA OU 140G. DE FARINHA DE TRIGO
* 1 XÍCARA DE NOZES PICADAS RUSTICAMENTE (TENHO USADO CHOCOLATE AO LEITE PICADO)

PREAQUEÇA O FORNO EM 180°C.
UNTE E ENFARINHE UMA FORMA RETÂNGULAR MÉDIA.
DERRETA O CHOCOLATE, A MANTEIGA E O CHOCOLATE EM PÓ EM BANHO-MARIA OU NO MICROONDAS ATÉ VIRAR UM CREME.
BATA ESTA MISTURA COM O AÇÚCAR. ADICIONE OS OVOS E A BAUNILHA E MISTURE BEM.
ACRESCENTE A FARINHA E CONTINUE BATENDO.
DESLIGUE A BATEDEIRA, JUNTE AS GOTAS DE CHOCOLATE OU AS NOZES E MISTURE DELICADAMENTE.
LEVE AO FORNO POR APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS ( FAÇA O TESTE DO PALITO - ELE DEVERÁ FICAR COM MIGALHINHAS MOLHADAS GRUDADAS).
ESPERE ESFRIAR NA PRÓPRIA FORMA.
CORTE EM QUADRADINHOS E SIRVA ACOMPANHADO DE SORVETE DE CREME E CALDA QUENTE DE CHOCOLATE OU PURO MESMO, GARANTO QUE FICA UMA DELÍCIA!!!

Bom final de semana!!!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Chefs Brasileiros e Coxinha Especial de Kani

Não posso deixar de falar dos chefs brasileiros não é mesmo. Adoro o Edu Guedes, com aquele jeito tranquilão, o Daniel Bork, ligado no 220 e o Álvaro Rodrigues com aquelas receitas deliciosas, até hoje não esqueço a primeira vez que fiz o salgadinho de Kani que ele deu a receita no Note e Anote, na Record, nossa é muito gostoso. Tem outros chefs, que não me recordo o nome no momento mas aos pouquinhos vou lembrando daqueles que me inspiram.
Confesso que se mudo de canal e tem um programa de culinária é ali que paro e deixo o que estava vendo para trás. :)


Receita do salgadinho de Kani, do Chef Álvaro Rodrigues, testada e aprovada por mim pela família e por amigos.


COXINHA ESPECIAL DE KANI

Ingredientes
2 colheres (sopa) ou 100g de manteiga sem sal

1 cebola média picada
2 dentes de alho amassado
1 tablete de caldo de calinha amassado até virar pó
2 tomates sem pele e sem semente picado

3 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sobremesa de molho inglês

200 g de batata cozida e amassada ainda quente
1 e 1/2 xícara de chá de leite
1 e 1/2 xícara de chá de água
250g de kani kama (picadinho)
sal a gosto (cuidado pois o caldo de galinha tem sal)
2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de maizena 

Recheio:
Requeijão cremoso
Kani picadinho e temperado ao seu gosto 

Modo de Fazer
Refogar a cebola e o alho na manteiga e em segida juntar o tomate, o kani e refogue por 5 minutos. Em seguida, junte as batatas, o leite, a água e tempere a gosto. Deixe começar a ferver e acrescente a farinha de trigo e a maizena que devem já estar misturadas, de uma só vez, mexendo vigorosamente, até obter uma massa lisa, macia que solte da panela. Por último, acrescente a salsinha fresca, deixe esfriar e enrole os croquetes, recheando com o requeijão cremoso e o kani. Empane na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo quente. 

Para Empanar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo (ligeiramente batido)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca caseira


Experimentem!!! Vale a pena!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fonte de Inspiração

Lembrei de mais um motivo para criar esse blog, o livro(inclusive ganhei em uma promoção do Menu Confiança, GNT) que também virou um filme, Julia e Julie, que conta a seguinte história:

Julie está em crise. Prestes a completar 30 anos, em um emprego medíocre e sente-se incapaz de achar um rumo diferente para sua vida. As coisas não parecem favoráveis, especialmente quando ela se vê obrigada a mudar para uma quitinete que prefere chamar de "loft" em um bairro afastado, longe do trabalho e dos amigos. Entretanto, a solução aparece durante uma visita à casa de sua mãe. Sentada na cozinha, pensando em uma solução para sua vida, ela encontra um antigo livro de receitas: Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child. Ao folheá-lo, surge a ideia que pode transformar o rumo das coisas: Julie decide preparar a primeira receita do livro que introduziu a culinária francesa no cotidiano das famílias norte-americanas. No entanto, ela não poderia imaginar onde iria parar essa despretensiosa experiência gastronômica. Convencida pelo marido, Julie decide dar início ao Projeto Julie/Julia, no qual deve fazer todas as 524 receitas do livro de Julia Child em um ano - e escrever um blog relatando o feito. Neste poderoso romance autobiográfico, acompanhamos uma lição saborosa entre risos, lágrimas e vexames, onde Julie Powell mostra seu talento incontestável de se conectar com os leitores e comprova porque seu blog tornou-se tamanho sucesso.
Julie Powell nasceu em Austin, Texas, e hoje vive em Nova York. Depois de passar um ano cozinhando enlouquecidamente em sua minúscula cozinha, pôde enfim se dedicar à carreira de escritora em tempo integral. Julie & Julia ganhou o Booker Prize de 2006, prêmio dado aos melhores livros criados a partir de blogs.


Confesso que já pensei em fazer a cada dia uma receita do Jamie Oliver, Claude Troisgois, Olivier Anquier, Edu Guedes, das meninas do site das Rainhas do Lar, que já comentei aqui, Daniel Bork, aquele do Receita Minuto, na Band, e muitos outra, mas seria uma cópia boba demais, então vou falando sobre o que der na telha ok. Confeso que não sei como ela conseguiu preparar cada dia um prato afinal foram 524 receitas, quase dois anos. Tem dia que não estou com a menor vontade de fazer comida nenhuma e nada como o bom e velho telefone ou mesmo a internet para resolver e em 30 minutos chegar uma comidinha deliciosa... kkk

Quando eu crescer quero ser igual a eles

Hoje assisti um trecho de um dos meus programas preferidos, que é o da Nigella Lawson, adoro assistir ao programa principalmente pela maneira com que ela faz as comidas, ela faz parecer uma tarefa simples e fácil, mete a mão na massa. As receitas hoje foram:  frango assado simples com salada e molho de wasabi, lula frita com maionese de alho, costeletas de porco fritas e pudim de croissant caramelado.


Outros chefs que adoro assistir são: Olivier Anquier, Claude Troisgos e Jamie Oliver, não necessáriamente nessa ordem... rsrs nem tenho preferência por nenhum, aliás, passei por algum canal que alguém esteja ensinando a fazer qualquer comida eu tô dentro, infelizmente a maioria dos programas só passam na tv a cabo.

A maioria das receitas podem ser encontradas no http://gnt.globo.com/Gourmet/, as do Olivier ainda não porque o novo programa dele só estréia na semana que vem, dia 24 de junho. E eu certamente estarei assistindo, por causa das receitas e também pelo sotaque francês que é uma marravilha.

Suflê de Cenoura com Alho-Poró

Hoje, ou melhor, pela hora ontem quarta-feira, fiz um Suflê de Cenoura e Alho-poró, ficou uma delícia. Quem comeu elogiou muitas vezes, isso quer dizer que estava muito bom mesmo, porque a turma quando come e não gosta muito elogia uma vez e acabou. Até tentei tirar uma foto, mas a máquina não funcionou, aí tive que tentar com o celular mas a foto ficou ruinzinha... Enfim, para mostrar que ficou bonito e gostoso vou postar a foto assim mesmo.

Suflê de Cenoura com Alho-Poró

A receita é assim:

Levar ao fogo duas colheres sopa de manteiga
1 cebola picada
1 alho poró em rodelas
Cebola desidratada, depois que os ingredientes acima estiverem murchos(isso foi por minha conta ok)

Então, acrescentar:
1 cenoura ralada 
1 copo de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvida em mais 1/2 copo de leite

Quando engrossar apague o fogo e junte:
1 lata de creme de leite sem soro
2 gemas batidas
2 colheres de parmesão ralado (substitui por 1 xícara de queijo minas padrão ralado, era o que tinha na dispensa).
Temperar com sal
Pimenta branca moída
Noz moscada ralada
Nirá picadinha(não coloquei pois tb não tinha na dispensa).

Misturar tudo muito bem e acrescentar 2 claras batidas em neve delicadamente à mistura. Lembre-se que o que faz o suflê ficar aerado e crescer é a clara em neve, portanto quando for misturar faça delicadamente.

Ah, um detalhe muito importante, o crédito dessa receita é o maravilhoso site http://www.rainhasdolar.com/, postada pela Faby, uma das Rainhas do Lar, podem passar por lá porque tem ótimas receitas viu, depois que descobri não faço uma receita sem dar uma olhada nas dicas delas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O começo

A arte de cozinhar sempre me fascinou. Desde de muito nova me lembro de estar entre as pernas da minha mãe na cozinha. Na verdade no dia do meu aniversário de um aninho, muito curiosa, coloquei as duas mãos na porta do forno onde estava sendo assado o meu bolinho de aniversário. Já imaginaram o que consegui não é? As duas mãos queimadas. Acho que daí vem minha paixão por bolo quente. rsrs
Me lembro de sempre assistir aos programas de culinária que passavam na televisão.
A primeira que assisti foi a saudosa Ofélia Anunciato. Se não me engano ela foi uma das pioneiras em mostrar a arte de cozinhar na televisão.
Depois delas muitos vieram, passaram e ainda estão por aí. E se puder não perco um, pois como disse a arte de cozinhar me fascina, a alquimia de misturar vários ingredientes de diferentes sabores e texturas e transformá-los em uma comida é maravilhoso.
Então é isso, vou passar por aqui sempre que der e puder, para trazer receitas, dicas, fazer comentários e indicações de sites legais de culinária ou não. rsrs
Claro que também aceito sugestões e dicas de quem quiser participar.

linkwithin

Related Posts with Thumbnails